Exercícios de Equilíbrio Para Pessoas com Doença de Parkinson
Distúrbios do equilíbrio são sinais muito prevalentes em pacientes com Doença de Parkinson. Estes distúrbios comprometem diretamente para a perda da independência funcional deste paciente, bem como são causadores de acidentes e quedas que podem levar a problemas ainda mais sérios.
Isto ocorre porque há um deslocamento do centro de gravidade do indivíduo, geralmente para frente, e por terem uma incapacidade de realizar movimentos que compensem a estabilidade do corpo, se desequilibram e, muitas vezes, caem.
Exercícios terapêuticos na Doença de Parkinson.
A prática de exercícios terapêuticos de equilíbrio vem assumindo um papel de importância dentro da estratégia para tratar os sinais e sintomas da Doença de Parkinson, como no caso da perda de equilíbrio e instabilidade postural.
Exercícios como os de fisioterapia promovem benefícios e resultados positivos na questão de alongamento, fortalecimento muscular, marcha, mobilidade, equilíbrio e até respiratórios.
Estudos sugerem, inclusive, que as práticas destes exercícios também em ambiente domiciliar são importantes para auxiliar na reabilitação do paciente ao promoverem:
- Estímulo ao autocuidado;
- Ganho de força e amplitude de movimento;
- Redução de número de queixas e do medo de cair;
- Melhora de sintomas motores relacionados ao Parkinson;
- Qualidade de vida;
- Melhora na marcha;
- Capacidade funcional e equilíbrio;
- Além de boa aceitação e aspecto motivacional.
Exercícios simples para se fazer em casa para a melhora do equilíbrio
Alguns destes exercícios podem ser praticados em casa, sempre tomando muito cuidado e acompanhado de um cuidador ou alguém da rede de apoio que esteja orientado a auxiliar.
Exercício 1
No primeiro exercício, você deve ficar em pé, apoiando as mãos no encosto de uma cadeira ou objeto imóvel e de olhos abertos, dobrar um joelho e apoiar seu peso sobre a outra perna por 30 segundos. Depois faça o mesmo trocando as pernas. Em seguida, repita-o, agora com os olhos fechados. Por fim, com os olhos abertos novamente, dobre uma das pernas sem se apoiar com as mãos no objeto e compense o peso na perna esticada por 30 segundos. Faça agora com a outra perna.
Exercício 2
Este exercício é muito importante para trabalhar o equilíbrio em uma atividade funcional. Em pé, de olhos abertos e apoiando as mãos em um objeto imóvel, transfira o peso do seu corpo para frente e para trás. Dos calcanhares para as pontas dos pés. Depois, faça-o sem se apoiar em algum objeto e também de olhos fechados.
Exercício 3
O terceiro exercício que indicaremos visa fortalecer troncos e membros para uma atividade diária, como sentar-se e levantar-se. O paciente deve sentar-se na metade do assento da cadeira e se recostar nela, mantendo as costas alinhadas. Os joelhos ficam dobrados e os pés em contato com o chão, com as mãos cruzadas no peito. O movimento consiste em puxar o tronco para frente e fazer força para levantar-se. O ideal é demorar 3 segundos para levantar e mais 3 para se sentar. Após isso, pode-se fazer também de olhos fechados.
Exercício 4
O último exercício para melhorar o equilíbrio consiste em caminhar em linha reta, com passos bem curtos, encostando o calcanhar do pé que dá a passada na frente do outro pé. Comece em um ritmo mais acelerado e vá diminuindo até que fique cerca de 10 segundos mantendo o equilíbrio com um pé diante do outro.
A qualidade de vida e a saúde em equilíbrio.
A busca por qualidade de vida e bem-estar para um paciente com Doença de Parkinson é constante. Para aproximar todas as áreas que estão em contato com esse paciente e impactam na sua jornada de tratamento é que o Movimento ParkinsON foi criado.
Conheça mais lendo os outros artigos em nosso blog.
Referências:
- CHRISTOFOLETTI, Gustavo. et al. Eficácia de tratamento fisioterapêutico no equilíbrio estático e dinâmico de pacientes com doença de Parkinson. Fisioterapia e Pesquisa, jul/set. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fp/a/HyzS93skHvFbMGXV3j8sNWN/?lang=pt&format=pdf Acessado: 17/06/2022
- GONDIM, Ihana Thaís Guerra de Oliveira; LINS, Carla Cabral dos Santos Accioly; CORIOLANO, Maria das Graças Wanderley de Sales. Exercícios terapêuticos domiciliares na doença de Parkinson: uma revisão integrativa. https://doi.org/10.1590/1809-98232016019.150040 Acessado: 17/06/2022
- NEUROLOGIA: MANUAL DE EXERCÍCIOS PARA O DOENTE COM PARKINSON. Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento. Disponível em: https://www.andressachodur.com.br/wp-content/uploads/2017/10/NeurologiaManualdeExerc%C3%ADciosparaoDoentecomParkinson.pdf Acessado em: 17/06/2022
Por: Movimento
Parkinson